Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Hokuto no Ken


Estou de volta, sentiram minha falta? Provavelmente não.

O post de hoje eu acho que vai ser grande, vai ser sobre uma das melhores histórias que o Japão lançou, Hokuto no Ken, conhecido no ocidente como Fist Of The North Star.

Para quem não conhece, Hokuto no Ken é uma série que se originou no mangá lançado em 1983 que fez sucesso absoluto. Como todo mangá de sucesso no Japão, uma série em anime foi produzida e mais uma continuação, totalizando 152 episódios. Em 2008, 25 anos depois, são lançados filmes, OVAs e vários produtos da série em comemoração ao seu aniversário. Vários escritores, como Alan Moore, consideram Hokuto no Ken uma obra fantástica e que todos devem conhecer. Hokuto no Ken foi o primeiro mangá no estilo Shonen com porrada e artes marciais, inspirando várias obras hoje também lendárias, como: Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Naruto, Bleach, etc...


No ano de 199X, uma guerra nuclear transforma o mundo num lugar destruido, as plantas morreram, os rios e lagos secaram, quase todas as formas de vida foram extintas, mas os humanos sobreviveram. Dinheiro não tem mais valor no mundo, agora comida e aguá são disputados, o mundo se tornou um lugar regido pela violência, onde os fortes subjulgam os fracos.


Nesse mundo destruido está nosso protagonista, Kenshiro, mestre da arte marcial Hokuto Shinken (Punho Divino da Estreka do Norte), em uma busca para recuperar sua amada noiva, Yuria, sequestrada por aquele que era seu melhor amigo, Shin, Mestre de uma das artes do Nanto Seiken (Punho Sagrado da Estrela do Sul), o Nanto Koshu Ken. Em sua busca ele conhece Bart e Lynn, duas crianças que seguem Kenshiro como seus companheiros, mesmo eles não fazendo muita coisa de util. 


Nas cidades em que eles passam, sempre tem algum cara forte que está escravizando os fracos e cabe a Kenshiro salvar o povo com o Hokuto Shinken, que se baseia em atacar os pontos de pressão do inimigo para faze-lo EXPLODIR DE DENTRO PARA FORA (chupa essa Chuck Norris)!! Como os golpes do Hokuto Shinken são golpes de dano interno, o Nanto Seiken usa golpes de dano externo, visando CORTAR E PERFURAR O OPONENTE COM AS PRÓPRIAS MÃOS!!

Shin não é o único inimigo de Kenshiro, muito menos o principal vilão, há mais inimigos e aliados que Kenshiro encontra. Descobrimos também que Kenshiro não é o único usuário do Hokuto Shinken, ele tem 3 irmãos que, como ele, disputavam pelo título de herdeiro do estilo: Jagi, Toki e Raoh. 

  Jagi era o mais malvado dos 4 irmãos, tem uma personalidade violenta e é trapaceiro. Ele se faz passar por Kenshiro para deixa-lo com má fama entre as pessoas

Toki é o mais habilidoso e bom dos 4, mas não pode ter o título de herdeiro devido a doença que teve por causa da radiação nuclear, deixando-o com os cabelos brancos. 

Raoh é o mais velho e forte dos 4, mas é muito ambicioso, almejava sobrepujar os deuses com o poder de seus punhos.

E também encontra os outros membros do Nanto Seiken, que formam Nanto Rokusei Ken (Seis Punhos da Estrela do Sul):

Rei, mestre do Nanto Suichou Ken, se torna aliado de Kenshiro porque além de compartilhar dos mesmos ideais, sua irmã foi sequestrada por Jagi. Se apaixona por Mamiya, uma guerreira líder de uma cidade em que ele, Kenshiro, Bart e Lynn passaram um tempo.

Yuda, mestre do Nanto Kokaku Ken, é inimigo de Rei, principalmente quando ele descobre que Mamiya era escrava de Yuda, por isso queria matar aquele que causou tanto sofrimento para ela. Tem cara de ser uma tremenda bichona o Yuda.

Souther, mestre do Nanto Hou-ou Ken, um homem cruel e insensível que se considera o Seitei (Imperador Sagrado), ele sequestra crianças para faze-las escravas e construirem para ele uma pirâmide gigante que será seu mausoléu sagrado.

Shuu, mestre do Nanto Hakurou Ken, ele é cego e aliado de Kenshiro, ele lidera um grupo de rebeldes contra o imperialismo e crueldade de Souther.

As amizades que Kenshiro faz e o grande número de lutas que enfrenta o deixam mais forte para lutar contra o verdadeiro vilão da história, Raoh, que está criando sua lenda como o temível Ken-Oh (Rei do Punho), tendo um grande exército e fazendo as cidades obedecerem ele.

Eu dei uma resumida grande da história para atiça-los a se interessarem, no final do post botarei links para baixarem o mangá e o anime.
Mangá


O que posso dizer? A arte de Tetsuo Hara é fantástica, cada detalhe que vemos deixam nossos olhos brilhando de alegria e a história de Buronson move nossa curiosidade para saber cada vez mais da história, simplesmente fantástico.

Nota: 10

Anime


O anime de Hokuto no Ken pode ser antigo e com a animação meio parada de animes dos anos 80 e a censura das partes mais violentas, como sangue e explosões corporais, mas a história compensa. Uma das coisas que não gostei foi o fato de terem estendido a saga do Shin, que no mangá é curtinha, em vinte e tantos episódios, enchendo quase tudo de fillers (episódios para encher linguiça).

Nota: 9

Filme de 1986


Esse filme é o que mais fez sucesso através do mundo, não por causa da história, que é um resumão cheio de cortes dos episódios 1 ao 49 da série, ou por causa do fato de ter sido muito bem feito, mas por causa da extrema violência presente, é um prato cheio pra pessoas que, como eu, curtem uma boa dose de gore.

Nota: 10

Pentologia Shin Kyuseishu Densetsu


É um conjunto de 2 filmes e 3 OVAs lançados em 2008 em comemoração aos 25 anos da série, feito com altos detalhes de ótima definição da animação, deixa qualquer animador de queixo caído de tanta beleza. A história é contada a partir da saga do Souther.

Nota: 10

Além dessas animações há vários produtos que envolvem a série como:

Jogos de videogame, existem jogos do Hokuto no Ken desde o Famicom (o NES japonês) e recentemente teve esse jogo para PS3 e Xbox 360 com altos gráficos e jogabilidade linda, espero joga-lo em breve.

Bonecos altamente detalhados e com várias articulações para você coloca-los na pose de luta que quiser.

Celular

O elmo de Raoh em tamanho natural.

Relógio

Jogo Online


Cup Noodles

 

 Joias

E muito mais coisas que vocês podem imaginar.

Bom, acho que é isso, esse post foi bem longo, tenho que fazer isso mais vezes. Aqui estão os links:

Até o próximo review.

Nenhum comentário:

Postar um comentário